O Município de Azambuja está a organizar o XV Mês da CulturaTauromáquica, iniciativa que decorrerá entre os dias 02 de maio e 02 de junho de 2014, com a colaboração de várias entidades eassociações ligadas à promoção das tradições taurinas. Além de momentos de “festa brava”, haverá tempo eespaços para reflexão e debate, para as artes e para uma homenagem, culminando todo este mês com maisuma edição da Centenária Feira de Maio, este ano de 29 de maio a 02 de junho.
A abertura do evento faz-se com uma das três “Noites no Museu… Musealogando”, que irão acontecersempre às 21h00 no Museu Municipal Sebastião Mateus Arenque. Dia 2 de maio o tema será “Do museumítico ao museu virtual: mitos tauromáquicos na civilização ocidental; dia 9, “Museu e patrimónios materiais:colecionismo tauromáquico”; e dia 16, “Museu e patrimónios imateriais: saber imaterial e direção de corridasde toiros”.
Sábado, 3 de maio, o primeiro dia de grande animação com uma Festa de Campo e um Passeio Equestre,organizados pelo Centro Hípico Lebreiro. A concentração está marcada para as 09h00, na Várzea doValverde, e além do passeio haverá um conjunto de atividades taurinas durante o dia. Os interessadosdeverão inscrever-se através do telefone 912 080 276 ou do e-mail chlazambuja3@gmail.com.
Neste mês, que pretende valorizar e difundir a cultura, haverá duas exposições para visitar.
Domingo, dia 4, pelas 16h30, abrem-se as portas da Galeria Municipal Maria Cristina Correia (no JardimUrbano de Azambuja) para a mostra intitulada “Tertúlia Festa Brava: tanto passado,… que futuro?”. Comcerca de 7 décadas de existência, a Tertúlia Festa Brava vem até à vila de Azambuja mostrar ao público o seuespólio e a sua paixão pelo mundo dos toiros. (aberta às quartas-feiras das 17h00 às 20h00, e aos fins-de-semana das 15h30 às 19h00)
A mesma paixão, com especial destaque para as tradições azambujenses, vai estar em exibição na Galeria daBiblioteca Municipal de Azambuja. “Feira de maio: momentos para recordar” é uma exposição organizada pelaTertúlia “O Barrete Verde” e apresenta trabalhos dos fotógrafos Luís Miguel Carlos e José Júlio Cachado. Ainauguração terá lugar no dia 10, pelas 15h00. (aberta de terça-feira a sábado das 10h30 às 18h30)
O fim de semana 16, 17 e 18 de maio será recheado de atividades e muita emoção.
Com organização da Associação Cultural A Poisada do Campino, a animação de campo promete a adrenalinahabitual. Dia 16, a partir das 22h00, uma largada de toiros que serão recolhidos a cavalo, na Várzea doValverde. No dia 17, sábado, às 10h00, o tradicional desfile de campinos com cabrestos, cavaleiros eamazonas pelas ruas da vila, e a partir das 11h00, na Várzea, as provas de condução de jogos de cabrestose do ‘boi da guia’, a prova de campo e a fechar a tarde mais uma largada de toiros recolhidos a cavalo.
Às 18h00, numa iniciativa da Tertúlia Festa Brava, vai ter lugar, no Auditório do Páteo Valverde, a conferência“O Toiro Bravo: do campo… à lide”. Com a moderação do conhecido comentador Francisco Morgado, estaconferência de reflexão e debate contará com a participação dos ganadeiros João Santos Andrade, Jorge deCarvalho e Fernando Palha.
Dia 18, domingo, pelas 16h00 – e em pleno Dia Internacional dos Museus – o Município de Azambuja iráassinalar o primeiro centenário da morte do matador de toiros Alexandre Vieira (1880-1914), prestandohomenagem à primeira figura da tauromaquia moderna de Azambuja. A cerimónia decorrerá no MuseuMunicipal Sebastião Mateus Arenque (Páteo Valverde).
Como sempre, também este XV Mês da Cultura Tauromáquica em Azambuja culminará com mais uma ediçãoda Centenária Feira de Maio. De 29 de maio a 02 de junho, um vasto programa com homenagem aoCampino, atividades equestres, noite da sardinha assada, largadas de toiros diárias, gastronomia e animaçãocultural, tertúlias, artesanato e atividades económicas.
Cinco dias cheios de festa a não perder...
“FEIRA DE MAIO DE AZAMBUJA, A FEIRA MAIS CASTIÇA DO RIBATEJO”.